Propostas para um novo Brasil – A CNI ouviu especialistas que indicam o caminho para o crescimento do Brasil

← Voltar para as notícias

18/01/2019   12h19

O governo de Jair Bolsonaro tem uma agenda desafiadora pela frente e precisa aproveitar o período de “lua de mel” após as eleições. A Agência CNI de Notícias ouviu especialistas que indicam caminhos para recolocar o Brasil entre os países que mais crescem no mundo.

 

Sem as reformas da Previdência e tributária, o país continuará perdendo competitividade. A nova configuração política, tanto no Executivo quanto no Legislativo, terá de costurar um acordo para promover mudanças. A primeira série especial de reportagens de 2019 da Agência CNI de Notícias se dedica à discussão de desafios urgentes e à necessidade de solucionar antigos dilemas do país para garantir ciclos sustentados de desenvolvimento.

 

Além das reformas necessárias, a série de seis videorreportagens traz a visão de empresários, economistas e especialistas sobre educação, infraestrutura, inovação, segurança jurídica e comércio exterior e mostra como cada um dos fatores impacta o cotidiano de todos os brasileiros.

 

O especial tem como guia dois documentos elaborados pela CNI: a Agenda dos 100 Dias – Brasil 2019, que reúne 36 propostas prioritárias para os primeiros meses de governo, e o Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, elaborado com a participação de líderes empresariais e que é, na realidade, uma agenda para o Brasil, pois visa à construção, nos próximos anos, de uma economia mais produtiva, inovadora e integrada ao mercado internacional.

 

“É preciso adotar ações para melhorar o ambiente de negócios, desburocratizar e garantir segurança jurídica à atividade econômica, tornar o governo mais eficiente na oferta de serviços públicos, viabilizar investimentos na infraestrutura, em parceria com o setor privado, promover o aumento da produtividade e ampliar a inserção internacional do país”, resume Robson Andrade.

Confira as reportagens especiais no site da CNI.