Equipe cearense desenvolve protótipo de coletor menstrual para astronautas

← Voltar para as notícias

21/11/2018   11h23

Uma equipe de estudantes da Escola SESI SENAI, localizada no bairro Parangaba, em Fortaleza/CE, disputará o Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, nos dias 23 e 24 de novembro, em Natal/RN. Como o tema da disputa será Into Orbit, abordando questões sobre a vida no espaço, a equipe cearense desenvolveu um projeto voltado para a saúde da mulher astronauta.

A pesquisa da equipe prevê a construção de um protótipo denominado Space Collector, que é um coletor menstrual adaptado para uso no espaço. “Normalmente, quando mulheres vão fazer viagens espaciais, elas fazem uso de anticoncepcionais ininterruptamente para não menstruar. Isso dá certo quando você vai passar seis meses ou um ano. Mas, em uma viagem maior, quando falamos, por exemplo, em colonização espacial, é um problema a mulher não poder menstruar”, explica o professor Hinácio Mahybe.

Para construir o projeto, os alunos levaram em consideração a realidade gravitacional do espaço, que faz com que líquidos se comportem de maneira diferenciada, dificultando a utilização de absorventes menstruais convencionais.
Assim, os alunos propuseram incrementos a um método que tem ganhado adesão de um número cada vez maior de mulheres: o coletor menstrual. Ele é um copo de silicone que funciona como um dispositivo de barreira, desenvolvido para coletar o fluxo menstrual. “O Space Collector possui abas internas que se fecham no momento em que o copo está sendo retirado da vagina, impedindo o vazamento. Depois de retirado, a equipe desenvolveu uma pequena válvula para ser acoplada ao copo, que seria ligada a um bico sugador, puxando via vácuo todo o conteúdo do líquido de dentro do coletor. Esse líquido, por sua vez, poderia ser utilizado como fertilizante de plantas” esclarece Hinácio.

Saiba mais

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.

No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) é a instituição responsável pela operação oficial da FIRST® LEGO® League. Desde que passou a operacionalizar a competição, o SESI tem promovido anualmente a organização de torneios regionais e do torneio nacional, a mobilização de novas equipes de robótica, a capacitação de técnicos e avaliadores voluntários, bem como a articulação da competição realizada no Brasil com os operadores internacionais, estimulando a participação de equipes brasileiras em eventos no exterior.